O que é SEO?

Sabe aqueles blogs e sites que recebem centenas de acessos por dia, vendem milhares de produtos por mês ou são famosos na internet? O segredo deles para este sucesso pode ser mais simples do que você imagina: o uso correto do SEO (Search Engine Optimization)!

Mas afinal, o que é SEO?
De forma simplificada, o trabalho do SEO consiste em otimizar um blog, página web e até mesmo um site todo, o tornando mais acessível, “amigável” aos sites de busca, conhecidos também como “mecanismos de pesquisa” ou apenas “buscadores”.

Principal ferramenta de pesquisas na internet, os sites de busca, especialmente o Google, são extremamente importantes para que uma empresa tenha sucesso nos dias atuais. E engana-se quem pensa que estes sites são determinantes apenas para lojas virtuais; qualquer empresa que ofereça um produto ou serviço que possa ser localizado na internet por clientes em potencial precisa aparecer com destaque nas buscas. Nesse sentido, as técnicas de SEO buscam melhorar o posicionamento de um site ou página nestes mecanismos de pesquisa, aumentando as chances para o crescimento no número de acessos.

Como o SEO atua?
Por meio de diversas técnicas desenvolvidas por profissionais da área nos últimos anos, é possível tornar seu site mais acessível para as pesquisas feitas no Google. Através de uma seleção de palavras-chave que definam melhor seus serviços e produtos, por exemplo, você pode subir diversas posições nos resultados de busca. Assim, ao unir um conteúdo interessante, que seja útil aos clientes e leitores, com outras técnicas e estratégias de SEO, você consegue um ótimo posicionamento nos resultados orgânicos do Google.

De forma exemplificada, digamos que você tenha uma loja virtual; neste caso, seu maior objetivo é gerar vendas pela internet. Enquanto isso, para pessoas que possuem um blog sobre determinado assunto, o maior interesse é conseguir cada vez mais visitantes que leiam suas postagens. Como podemos observar, estes objetivos distintos, também conhecidos como “conversão”, variam de acordo com o produto ou serviço, podendo ter como foco downloads, vendas, cadastro ou apenas cliques em áreas específicas do site. Para todas essas necessidades, é possível trabalhar com o SEO de forma que ele atinja exatamente os resultados que você procura, atraindo um público mais segmentado e mais inclinado a consumir aquilo que você oferece.

A importância de um profissional de SEO
Quem define quais sites estarão em primeiro lugar nos resultados de busca é o Google, por meio de um complexo cálculo, baseado em um “algoritmo” ou uma “fórmula matemática”, de forma simplificada. Com dezenas de fatores, ele faz um cálculo enorme, considerando quais sites são mais adequados a determinado tipo de pesquisa, ou seja, de acordo com o perfil do usuário. 

Como esta fórmula realmente atua é um segredo que o Google mantém a sete chaves, divulgando apenas algumas informações mais básicas. Além disso, os algoritmos estão sempre passando por mudanças ou evoluções, em busca de uma melhora constante no serviço. Por isso, os profissionais de SEO se empenham em estar sempre atualizados sobre todas as novidades da área, além de estudarem técnicas que ajudam em um melhor posicionamento dos sites.

Com este conhecimento, eles se tornam aptos a desenvolver a melhor estratégia para sua empresa, considerando todos os detalhes determinantes para o sucesso da sua página na internet. Na LWS Brasil nós temos profissionais capacitados para desenvolver estratégias de SEO que melhor se enquadram em seu  objetivo. Conheça melhor o nosso trabalho e o que podemos fazer por seu site.

Tags:

Deixar seu comentário

Postar comentário

0
termos e condições.

Comentários